Gallaecia in armis promove a esgrima antiga

No passado mês de outubro acudimos à apresentação do curso de esgrima histórica que aqui referenciamos, e que tanto nos agradou por constituir uma proposta que junta desporto, História, investigação da tradição, docência e fraternidade, todos valores muito necessários e habitualmente ausentes no mercado do ócio.

«A Gallaecia in Armis nasce no 2014 da fussom de dous coletivos composteláns adicados ao estudo das HEMA: a Sala Compostelá de Esgrima Antiga (SCEA) e o Grupo de Jogo do Pau Compostela.

SCEA: Sala Compostelá de Esgrima Antiga

A SCEA cria-se em 2008, partindo dum grupo de gente que está a começar a descuberta das HEMA na nossa cidade. A sé original estava no Centro Social o Pichel, e as primeiras aulas forom literalmente com cabos de vasoura.

Antes do 2008, um par de amigos (Tomás Ahola e Efrén Faraldo) descubriram na internete a existência de manuais históricos de luita com espada. Com a ajuda dos companheiros da AGEA da Corunha (associaçom que logo se convertiria no germolo da federaçom galega de HEMA) começam o estudo dos primeiros tratados, e as primeiras aulas prácticas de espada roupeira e espada longa […]».

Este foi o vídeo que logramos editar a partir da apresentação do curso 2014-2015 de Gallaecia in armis:

{Palavra comum}

Share

Deixar uma resposta